14.5.09

Mitos baianos

Posto aqui um ótimo texto, do Antonio Risério, sobre os mitos que a maioria dos brasileiros e os próprios baianos cultivam sobre a Bahia e os baianos.

Antonio Risério, nascido em Salvador, é um poeta, tradutor, antropólogo e ensaísta brasileiro.


"A imagem que a Bahia cultiva de si mesma - e passa para todo o Brasil - é, em boa parte, um mito. Em resumo, é o seguinte. Numa terra plena de sol, um povo manso e preguiçoso, viveria sempre relaxadamente. E esse mito está tão enraizado, em termos sociais e culturais, que os próprios baianos acreditam nele - piamente -, apesar de todas as evidências que teimam em contrariá-lo. E todo o Brasil embarcou na canoa. Acha que a fantasia é real. Que traduz, fielmente, a realidade baiana. E fim de papo. Mas a verdade é que não é bem assim que as coisas se passam por aqui.

É claro que existem baianos preguiçosos. E não são poucos. O próprio Dorival Caymmi, algo estudadamente, acabou se convertendo em exemplo maior, em arquétipo da preguiça no Brasil. Baiano fala arrastado, cantando, capricha em gestos largos e quase sempre caminha com uma lentidão digna do poder judiciário - e tudo isso contribui para reforçar a imagem do preguiçoso. Mas, bem vistas as coisas, Caymmi não é a regra. Nunca foi.

Baiano também bate ponto. Pega pesado no batente. Trabalha duro. Vira noite no serviço. E produz muito. Quem achar que estou mentindo, que se disponha a passar um dia no Pólo Petroquímico, em Camaçari, para conferir com seus próprios olhos. A barra não é nada leve. Na área da construção, de resto, os baianos ostentam um recorde: ergueram em apenas 15 dias o prédio da Prefeitura de Salvador - façanha que, na época, rendeu matéria no "Fantástico".

E não estou me referindo, aqui, apenas a operários. Encontramos baianos trabalhadores, e mesmo "workahoolics", em todas as classes e grupos sociais. Em meio a políticos, empresários, jornalistas, professores (das faculdades particulares, ao menos, onde os coitados são submetidos a duríssimas rotinas, a que os salários não fazem jus), publicitários, etc. O pique de trabalho de alguns baianos que conheço, aliás, deixam exaustos e até sem fôlego os próprios paulistas, que posam de incansáveis.

Quanto ao célebre estilo "relax" dos baianos, trata-se de fenômeno relativamente verdadeiro. Mas, também, relativamente falso. E corre o risco de passar a pertencer, apenas e definitivamente, ao passado. Para dar um exemplo, a pressa, o nervosismo, a disputa ferrenha, a irritação e a agressividade tomaram conta do trânsito também na Bahia, estado que concentra o maior número de barbeiros por metro quadrado, em todo o País.

Em vez do famoso relax, o que se vê é o mais legítimo estresse. Mas mesmo fora do exemplo extremo do trânsito, devo dizer que, diante de certas cenas que presencio, é o caso de perguntar se ainda sobrevivem - a não ser em meio a gerações mais velhas - os "ritos de gentileza do povo baiano", de que falava, décadas atrás, o romancista Jorge Amado.

Por fim, a fantasia solar. Não é raro alguém me telefonar de um ponto qualquer do País - de São Paulo ou do Paraná, por exemplo, e começar a conversa com a pergunta: "Como está a Bahia?". Quando, em meio à resposta, me queixo do excesso das chuvas, a pessoa parece, também ela, cair do céu, perplexa: "Como? Chovendo na Bahia?!?!". Pois é, chovendo - e chovendo muito.

Não é que a Bahia não seja uma terra solar. Faz muito sol por aqui. Mas, regra geral, durante poucos meses, em meio às rápidas e claras chuvas de verão. O padrão é mais ou menos o seguinte. Em março, começam as chuvas incessantes. E vão cobrindo os meses, com ruas alagadas e desabamentos de casas. Entre setembro/outubro, a transição. Mas sol - sol, mesmo -, batendo firme e claro, só de novembro a fevereiro. Em março, recomeçam os aguaceiros. Uns míseros três meses de sol, portanto - o que explica que sejam tão raros carros conversíveis, cabriolés, na Bahia.

Na verdade, Salvador é uma cidade de altíssimos índices pluviométricos. Mas os próprios baianos parecem não perceber isso. A fantasia solar se sobrepôs ao real. E assim vão todos vivendo. Chova ou faça sol."


Antonio Risério

Um comentário:

Aline disse...

sou carioca de nascimento e baiana de coração e criação. moro aqui há alguns aninhoss e agora estou pedalando por aqui. o trânsito é uma loucura, ou melhor, está uma loucuuraa..
minha terra n é nd do que mtos paulistas e brasileiros em si colocam ai (acredita que ja vieram me dizer q eu era privilegiada por fazer facu numa terra q qse todo mundo é analfabeto???)


AMO minha terra e eu acho que a geração é dos "baiaos retados" e nao relaxadoos.. rs